Região

Diretor de grupo espanhol que quer investir em Rosário do Sul visita o município

Diário de Santa Maria

A direção do Grupo Hibereólioca Renováveis desembarcou esta semana em Rosário do Sul. O diretor da empresa espanhola, Javier de la Calle y Vergara, veio conhecer a região e encaminhar providências para a instalação de um parque eólico na Fronteira Oeste.

Diretor do Grupo Hibereólica, Javier Vergara (à esq.) esteve reunido terça-feira com a prefeita Zilase Rossignollo Foto: Prefeitura de Rosário do Sul / Divulgação

Na manhã de terça-feira, Vergara se reuniu com a prefeita de Rosário do Sul, Zilase Rossignollo (PTB), e o secretário de Obras, Adriano Dornelles. O executivo espanhol está no Brasil para tomar providências visando à participação no leilão de energia previsto para ocorrer em 9 de dezembro. O grupo espanhol pretende se habilitar para fornecer 202 megawats (MW) de energia eólica na primeira fase de implantação do projeto.

– Estamos aqui para conhecer a região e resolver algumas questões importantes, já se adiantando à implantação do projeto que faremos após o leilão que participaremos. Destaco a boa vontade das autoridades locais, prefeita e secretário de Obras, em nos auxiliar na superação da questão da faixa de fronteira para que possamos então, a partir do leilão, investir aqui – destacou Javier.

Donos terão de retirar carros velhos das ruas de São Sepé 

Como Rosário se situa em área de fronteira, o grupo espanhol precisa de liberação do governo federal para se instalar no município. O sinal verde foi dado na última quinta-feira, quando o ministro de Segurança Institucional, general de exército Sérgio Westphalen Etchegoyen, assinou a liberação.

Batizado de Parque Eólico Estância Santa Augusta, o empreendimento atenderá os municípios de Rosário do Sul e Santana do Livramento. O investimento inicial é de R$ 1,2 bilhão, na primeira fase, com geração de energia a partir de cataventos. Contudo, Vergara informa que a implantação de todas as fases do projeto deverá alcançar a cifra de R$ 2,5 bilhões.

O leilão de energia

O leilão de energia renovável foi anunciado em agosto pelo Ministério de Minas e Energia. Serão realizados dois leilões, para contratar energia de hidrelétricas, solar fotovoltaica, eólica, biomassa, além de fontes fósseis, como termelétricas a gás e a carvão. É o primeiro certame desde dezembro do ano passado.

Cruz Alta volta a usar radar nas ruas

A implantação do parque eólico em Rosário do Sul dependerá de o grupo Hibereólica conseguir vender sua produção no leilão. O Brasil começará a comprar a energia a partir de 2021, quando o empreendimento já deverá estar em operação.

* Com informações da prefeitura de Rosário do Sul

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Supermercados abrem no feriado em horário reduzido

Próximo

OPINIÃO: Sentimento e sinceridade

Geral